Buscar
  • Aldeias SOS Bissau

Quinzena da Criança

Jornada da Criança Africana nas Aldeias SOS da Guiné-Bissau

A passada quinzena da criança contou com uma série de eventos e atividades que incluíram não só as crianças das três aldeias como também os deputados do Parlamento Nacional Infantil guineense.


1 de junho, o dia internacional da criança comemorado em países como Portugal, Angola, Líbano e Moçambique deu início à quinzena com um evento de advocacia entre parceiros como o Instituto da Mulher e Criança, UNICEF, CODEDIC, OIM e PAPEV. Na Aldeia de Bissau a jornada foi iniciada com uma palestra sobre os direitos da criança e uma apresentação cultural por parte das crianças. Neste dia, as três aldeias foram também presenteadas com uma generosa doação de uma das maiores empresas de telecomunicações no país, Orange.


Durante as semanas seguintes, as aldeias deram continuidade a atividades recreativas e desportivas envolvendo as crianças e também a palestras interativas de modo a informá-las mais sobre os seus direitos e bem-estar.


A Direção Nacional aproveitou esta jornada para fazer uma advocacia eficaz junto do Governo e dos diferentes parceiros sobre a necessidade de mais engajamento das autoridades no cumprimento efetivo da política de proteção da criança, através de uma Justiça e prestação de cuidados adequados a criança e na linguagem da advocacia “amiga e protetora da criança”.


As aldeias SOS e os seus parceiros tinham como objetivo socializar o entendimento dos profissionais da justiça na prestação de assistência Psicossocial e jurídica as crianças e uma maior consciência dos desafios, dotar as crianças de competências necessárias para se auto advogar a favor de seus direitos consagrados nos ordenamentos jurídicos nacionais e internacionais.



30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo